Acadêmicos
A academia (do grego antigo Ακαδήμεια (transliterado Akadémeia), derivado de Ακάδημος (transliterado Akádēmos), "Academo") designa, no Ocidente, várias instituições vocacionadas para o ensino, a cultura e a ciência, nomeadamente as artísticas, literárias, científicas e físicas, filosóficas etc. O termo também pode se referir a qualquer associação de cientistas, literatos ou artistas. A designação provém da escola de filosofia que Platão fundou na Grécia Antiga em 387 a.C., junto a um jardim a noroeste de Atenas, em terreno dedicado à deusa Atena que, segundo a tradição, pertencera a uma personagem mitológica com o nome de Academo. Muitas academias tornaram-se famosas através de tempos e lugares, nas várias áreas de sua atuação. Entre as academias de letras, tornou-se paradigmática a Academia Francesa, cujo modelo inspirou a Academia Brasileira de Letras.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia
Academicamente falando...
- visite meu currículo Lattes
- acesse os textos das disciplinas que leciono na Pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais
- leia alguns dos artigos que publiquei
- veja informações sobre o trabalhos que orientei
- conheça o projeto Mostre a Língua (2019-2022)
Pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais
Você pode saber mais sobre esse curso vistando a página do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Sociais (GELPS/IFPE) e acessar o menu Pós-graduação.
As disciplinas pelas quais atualmente sou responsável são:
- Língua e Cultura
- Literatura e Outras Linguagens
- Estudos dos Multiletramentos
- Pasta compartilhada
Artigos publicados
- Revista Linha D'água - Universidade de São Paulo (USP)
- DELTA
- CIENTEC - IFPE
- Revisa Língua & Literatura - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
- Identidade e Discurso: uma perspectiva multidisciplinar (Livro)
Orientações
Dissertação de mestrado
Retextualização – da história em quadrinhos à produção escrita de texto ficcional narrativo. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) – Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Maria Etiene Colares de Moura.
A construção de argumentos: uma proposta didática para o ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) – Universidade de Pernambuco. Suênia Cordeiro Valério. Trabalho vencedor do II Prêmio de Teses e Dissertações da Universidade de Pernambuco – 2021. (Download do pdf aqui)
Monografia de conclusão de curso de especialização
>> Veja também a página do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Sociais (GELPS/IFPE)
Aulas remotas e sua representação para os professores do ensino médio integrado no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. 2021. Monografia. Especialização em Linguagem e Práticas Sociais – Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. Sinara Raquel de Sales Padilha.
A representação discursiva do gênero feminino nas propagandas da cerveja Heineken. 2021. Monografia. Especialização em Linguagem e Práticas Sociais – Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. Gabriella Anchieta Silva Barros.
Cabras, cabocos, acaboclados, bárbaros e bravios ou afinal como foram chamados os indígenas na história do Brasil. 2022. Monografia. Especialização em Linguagem e Práticas Sociais – Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. Alexandre Gomes Teixeira Vieira.
A composição visual em pinturas baseadas na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos: uma análise multimodal sob a perspectiva da Gramática do Design Visual. 2022. Monografia. Especialização em Linguagem e Práticas Sociais – Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns. Jefferson de Oliveira Silva
Mostre a Língua: Projeto integrado de Ensino e Pesquisa
** Na verdade, em (re)construção... **